Blog da ENGIE Solar

07.10.2016

5 Documentários incríveis para entender a geração de energia elétrica

Basta que uma tempestade provoque uma queda de energia para que possamos perceber quão dependentes somos dela. Sem energia, nossos computadores não funcionam, a TV não liga, o forno elétrico não aquece a comida, e sequer teremos um banho quente! A geração de energia elétrica movimenta boa parte da vida moderna e tem uma importância enorme no dia a dia de todas as pessoas.

Mas de onde vem a energia? Como é gerada? Para entender um pouco mais sobre esse processo, a atual matriz energética mundial e os impactos da energia gerada a partir de combustíveis fósseis, separamos cinco documentários incríveis para você!

 

1. “Uma verdade inconveniente” (2006)

“Uma verdade inconveniente” (An inconvenient truth, 2006) foi um documentário idealizado por Al Gore e dirigido por Davis Guggenheim. Vencedor do Oscar de melhor documentário em 2007, o filme traz uma análise sobre a atual situação do clima no planeta que sofre um aquecimento crescente em razão do aumento da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. Embora Al Gore, o famoso ativista ex-candidato à presidência dos Estados Unidos, não trate somente sobre a geração de energia no documentário, existe um questionamento visível sobre a matriz energética mundial e o seu futuro.

O filme pode ser assistido diretamente no Youtube neste link.

 

2. “Futuro energético” (2010)

A geração de energia a partir de combustíveis fósseis é uma realidade que deve mudar. Além dos impactos negativos promovidos pelos gases do efeito estufa, as reservas de petróleo já mostram sinais de escassez diante da alta demanda energética mundial. Existe uma urgência sobre a definição de novos caminhos e a busca por novas alternativas quando se trata de matriz energética, e esse cenário é amplamente explorado pelo documentário “Futuro Energético” (Powering the Future – The Energy Planet, 2010), produzido pelo Discovery HD Showcase. No documentário, são descritas as principais alternativas de fontes para geração de energia: eólica, solar, hidrelétricas e energia geotérmica. Apresentado pelo cientista cinegalês M. Sanjayan, da organização The Nature Conservancy e com participação do físico Michio Katu, da City College of New York, o documentário traz um cenário de desequilíbrio e inconsistência entre o consumo e a geração de energia e busca promover uma reflexão sobre o estilo de vida extrativista do planeta e a importância da diversificação das fontes de energia.

O documentário pode ser assistido via internet através deste link.

 

3. “Soluções energéticas” (2012)

Também produzido pelo Discovery Channel, em 2012, o documentário faz parte da série de “Construindo o futuro”. No documentário são mostrados os desafios de físicos, engenheiros e pesquisadores nas buscas por novas fontes de energia e no aperfeiçoamento de fontes renováveis.

O documentário pode ser assistido em português, neste link.

 

4. “Sol de Norte a Sul” (2016)

Apesar de estar começando a se tornar conhecida no Brasil, a difusão da energia solar no país já está sendo retratada pelo web documentário “Sol de Norte a Sul”, produzido pelo Greenpeace.

O documentário foi dividido em quatro partes. A primeira fala sobre os benefícios sociais da energia solar no Brasil. Já a segunda parte mostra os entraves para a disseminação desse tipo de energia e de que maneira os tributos acabam atrapalhando esse processo. A terceira parte, por sua vez, mostra histórias de pessoas que vem adotando a energia solar como alternativa, mesmo com os entraves existentes. O documentário está hospedado em um portal online, permitindo que os internautas insiram iniciativas sobre projetos envolvendo energia solar.

O portal com o web documentário podem ser acessados nesse link.

 

5. “Power – O poder da energia” (2015)

Este documentário foi produzido pelo History Channel e trata sobre a história de importantes nomes que dedicaram suas vidas para encontrar novas formas de se obter energia. Nikola Tesla, Alexander Graham Bell, Eugene Mallove e Rudolf Diesel são alguns desses nomes que usaram sua criatividade e conhecimento para desenvolver novas técnicas de geração de energia. Através de entrevistas, materiais de arquivos e recriações, o documentário não apenas explica a trajetória desses grandes nomes, como também retrata os interesses obscuros que estavam por trás da descoberta de novas formas de geração de energia.

O documentário pode ser visto na íntegra e em português através deste link.

 

Gostou dessas dicas? Conhece algum bom documentário sobre a geração de energia elétrica? 

 

CompartilheShare on FacebookGoogle+Tweet about this on TwitterPin on Pinterest