Blog da ENGIE Solar

22.09.2016

O que você precisa saber antes de instalar energia solar

Que protege o meio ambiente, talvez você já saiba. Que pode trazer economia, também. Mas, há informações importantes sobre como instalar energia solar que talvez você ainda não saiba. Antes de se decidir sobre este investimento na sua residência, comércio, escritório ou indústria, veja abaixo alguns aspectos relevantes sobre energia solar que você precisa saber.

 

Retorno do investimento

Dada à sua especificidade, não é tão simples calcular o quanto será necessário investir para instalar energia solar na sua propriedade. Os quesitos avaliados neste cálculo são vários e dependem, por exemplo, de quanta energia será preciso gerar ou do espaço disponível para a instalação.

Claro que quanto maior a necessidade, mais altos serão os custos. Mas o lado bom é que quanto mais você estiver gastando atualmente com energia elétrica, maior  poderá ser o retorno de seu investimento de um sistema de energia solar. Sistemas fotovoltaicos ganham em escala, portanto, quanto maior o sistema, menor o custo unitário e melhor o payback.

 

Valorização do seu imóvel

Você não terá uma reavaliação da área ocupada pelo seu imóvel se resolver instalar energia solar. Isto somente ocorre quando há mudanças na estrutura da propriedade, ocasionando aumento da área ocupada. O que não é o caso! Ou seja, você não vai pagar mais impostos por conta disso. Muito pelo contrário, pois uma grande vantagem da energia solar é que seu imóvel será valorizado por ter um sistema moderno de geração e distribuição de energia. Nos Estados Unidos, estudos apontam que há um aumento de 3% a 4% do valor de imóveis que instalam sistemas fotovoltaicos.

 

Seguro é importante

Ainda sobre custos. Vale a pena pedir uma reavaliação do seu seguro após a instalação da energia solar. É bem provável que a companhia de seguros ajuste o valor do que você já paga, de forma a cobrir também qualquer problema no sistema de energia solar. Isto é importante porque as empresas instaladoras não costumam dar garantias quanto a roubos, incêndios ou outros danos.

 

Uma forma de compensação

A resolução 482/2012 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) permite injetar na rede a energia que sobra gerada por seus painéis solares e obter créditos na conta de luz. Os painéis solares geram energia apenas de dia, portanto teoricamente seria necessário ter baterias para poder armazenar e utilizar a energia gerada que não foi usada durante o dia.  

Entretanto,o Sistema de Compensação de Energia permite que  a sobra de energia possa ser injetada na rede elétrica, gerando créditos de energia, em kWh, da distribuidora, que serão usados quando o sistema não estiver gerando energia. Mensalmente, você pagará apenas o valor da diferença entre a energia consumida da rede pública e o que foi gerado e colocado na rede. E quando tiver gerado mais do que consumido, deverá pagar apenas o Custo de Disponibilidade, equivalente a no máximo 100 kWh.

 

É possível gerar independentemente da direção

O ideal é que os painéis fotovoltaicos instalados no seu telhado estejam voltados à região de maior incidência da luz do sol. No caso do Brasil, como está situado no hemisfério sul, os sistemas devem estar apontando para o Norte, com uma inclinação similar à latitude do local. Porém, se por alguma razão, isto não for possível, não há problemas. A direção na qual os painéis são instalados não impedirá que o sistema gere energia, apenas irá reduzir sua eficiência.

 

Avalie as garantias

Ao comprar um sistema de energia solar, provavelmente você terá a garantia do fabricante do painel, que geralmente varia entre 20 e 25 anos. Certifique-se também sobre a garantia referente à qualidade do trabalho realizado pelos instaladores. É fundamental que você esteja protegido, por exemplo, de furos que eventualmente podem ser feitos em seu telhado, causando vazamentos, ou de estruturas que não foram devidamente fixadas.

 

Sobre a manutenção

De um modo geral, um painel solar tende a durar no mínimo 25 anos, perdendo, em média, 0,5% em eficiência de geração por ano. A manutenção não é complexa e nem onerosa, pois a própria água da chuva se encarrega da limpeza dos painéis. Portanto, não se desespere quando começar a chover: considere como um período de manutenção até o próximo dia de sol e geração de energia.

 

Economia

Os painéis não vão prejudicar o seu telhado se instalados corretamente. Eles até protegem as áreas localizadas diretamente abaixo deles contra estragos provocados pelo tempo, luz e calor. Outro benefício é que eles promovem mais conforto no verão e no inverno, sendo que você pode economizar com a energia que seria gerada para aquecedores e aparelhos de ar condicionado, por exemplo.

 

Escolha consciente

Antes de fechar com alguma empresa especializada em energia solar, pesquise sobre preços, reputação da empresa, prazos estipulados para instalação e idoneidade. Afinal, trata-se de um investimento importante e você não quer ter surpresas desagradáveis, certo?
Se você ainda tem dúvidas sobre como instalar energia solar, entre em contato com a gente!

CompartilheShare on FacebookGoogle+Tweet about this on TwitterPin on Pinterest