Blog da ENGIE Solar

19.09.2017

O que realmente significa ser uma empresa sustentável?

As empresas e indústrias estão sempre em busca de evolução em seu jeito de atuar junto ao mercado. Para sobreviver e obter bons resultados em cenários concorridos e desafiantes, é comum que as empresas adotem práticas com o objetivo de melhorar seus processos e também a sua imagem junto aos consumidores.

Dentre essas mudanças, uma das mais importantes – e cobradas pela sociedade – é a adoção de práticas sustentáveis. A preocupação com o futuro da natureza e o legado que as empresas pretendem deixar para as próximas gerações se tornou prioridade e fez uma verdadeira revolução na forma com as organizações estruturam seus trabalhos.

No universo corporativo, é muito comum se deparar com empresas que se autointitulam sustentáveis para seu público em comerciais e propagandas. Mas, apesar desses esforços publicitários, nem todas fazem um estudo aprofundado sobre as melhores formas de conciliar seu crescimento com a preocupação ambiental. Ou seja, proclamam a sua sustentabilidade mesmo sem compreender a fundo o que isso significa.

Ser sustentável é muito mais do que apenas plantar árvores ou criar espaços para reciclagem do lixo. Por isso, é sempre bom levantar uma antiga questão que orbita o cotidiano dos gestores de empresas: o que realmente significa ser uma empresa sustentável?

Neste post iremos abordar um pouco mais sobre os conceitos de sustentabilidade empresarial e quais são as formas de adotar práticas sustentáveis. Confira!

A atividade empresarial sustentável

Quando uma empresa se compromete em adotar práticas sustentáveis, ela está assinando uma espécie de “acordo socioambiental” que pretende regular e fiscalizar suas atividades e analisar quais são os impactos delas e como a empresa age para controlar ou atenuá-los.

São levados em consideração diversos fatores, que vão desde o acompanhamento da emissão de gases estufa na atmosfera até o controle de uso da água e energia elétrica. Para alcançar uma atividade considerada sustentável, é preciso encontrar formas de reduzir seu impacto e até mesmo criar atividades que promovam melhorias no meio ambiente.

Tudo isso faz parte da atividade sustentável, que como falamos anteriormente, tem como principal objetivo otimizar o legado que as empresas deixarão para as próximas gerações que habitarão o planeta. Empresas realmente sustentáveis são aquelas que compreendem que a sustentabilidade não é um favor feito pela corporação, mas sim um dever que ela possui junto à sociedade.

Existem inúmeras ONGs, Institutos de pesquisa, empresas de consultorias e órgãos públicos que têm como principal objetivo analisar as atividades das empresas e conferir quais são as medidas tomadas para reverter este cenário.

É preciso ficar alerta com o famigerado “marketing verde”, que muitas vezes mascara o real desinteresse das empresas quando o assunto é preservação ambiental.

Despertando iniciativas sustentáveis

Alcançar bons parâmetros de sustentabilidade não é algo que se faça da noite para o dia. Existe todo um estudo dos impactos financeiros e operacionais e um longo processo de instalação dessas mudanças.

Em tempos de economia enfraquecida, é comum que as empresas não possuam capital suficiente para investir em mudanças radicais em suas atividades, por isso, é muito difícil desenvolver esforços para adoção de práticas sustentáveis.

Essa realidade é mais comum do que se imagina, sendo que um levantamento feito pela Fundação Dom Cabral há alguns anos apontou que, apesar de mais de 2/3 das empresas se preocuparem com ações sustentáveis, menos de 1/3 delas possuíam atividades concretas.

É importante instaurar a preocupação sobre assuntos ambientais e promover mudanças graduais para ir construindo, mesmo que aos poucos, a sustentabilidade empresarial. Uma prática altamente eficaz e que apresenta um bom custo benefício é a adoção dos painéis solares como fonte principal de energia elétrica.

A troca da matriz energética é uma das atitudes mais sustentáveis e mais impactantes que uma empresa pode adotar.  A energia solar possui um baixíssimo impacto ambiental, sendo que o Brasil apresenta um potencial de geração deste tipo de energia que é destacado como um dos maiores do mundo.  

Mesmo que a sustentabilidade seja atingida em um longo processo, é necessário que ela seja pauta constante na rotina dos gestores, principalmente pelo seu potencial de retorno, conforme veremos abaixo.

Os benefícios da atividade empresarial sustentável

As empresas que adotam práticas sustentáveis em suas operações obtêm inúmeras vantagens, tanto no que diz respeito à economia de recursos quanto ao que tange os resultados obtidos.

Mercado atento às mudanças

Os consumidores estão cada vez mais atentos ao que consomem e de quem consomem. Estudos apontam que marcas que se posicionam como sustentáveis cresceram seus resultados em 4%, enquanto as que não declararam sua sustentabilidade viram seus resultados ampliarem em apenas 1%. Este cenário demonstra que os consumidores estão cada vez mais envolvidos com a responsabilidade ambiental e como o seu consumo pode afetar a realidade do planeta. Cabe às empresas acompanharem esta corrente para obterem mais representatividade.

Regra e não exceção

É aguardado que até 2018 os consumidores de todas as marcas líderes de mercado estejam preocupados com atividades sustentáveis em sua rotina, o que fará com que o tema seja não mais uma inovação e sim algo recorrente e muito necessário.

Mercado de olho aberto

Entre 2013 e 2018, é esperado um crescimento notável no número de empresas desempenhando atividades sustentáveis. Isso significa que aquelas que não se alinharem às melhorias da concorrência irão ficar cada vez mais próximas do esquecimento.

Melhorias na empresa

Além de ter seu desempenho para os próximos anos atrelado às práticas sustentáveis, é importante realçar que elas são consideradas fatores determinantes para redução de gastos, ampliação do orgulho dos empregados perante à empresa, aumento na dominância de mercado e na criação de altos índices de lealdade.

Conclusão

Sem dúvida, sustentabilidade não é brinquedo e nem assunto para deixar de lado. Ela representa uma preocupação real do mercado e uma tendência entre consumidores cada vez mais exigentes, além de ser um fator determinante para a obtenção de bons resultados nos próximos anos. O tema compreende ainda a responsabilidade que as empresas devem assumir pelo impacto direto e indireto que suas ações causam no meio ambiente. Por esses motivos, é fundamental encarar as iniciativas sustentáveis nas empresas como um avanço imprescindível para o setor empresarial, a sociedade e o planeta.

Se você está em busca de soluções sustentáveis para a sua empresa, entre em contato com a ENGIE e conheça as soluções em painéis fotovoltaicos para a sua empresa ou residência!

CompartilheShare on FacebookGoogle+Tweet about this on TwitterPin on Pinterest