Blog da ENGIE Solar

14.10.2016

Conheça o selo solar que valoriza o seu empreendimento

A geração distribuída de energia fotovoltaica representa uma boa alternativa na busca por soluções mais sustentáveis e econômicas em residências e, principalmente, para negócios que pretendem ser mais competitivos no mercado. Os ganhos com a aposta em uma fonte renovável e limpa podem ser observados financeiramente, além de representarem diminuição de gases de efeito estufa e agregarem valor intangível à marca. Para comprovar a eficiência energética de empresas que adotam a energia solar em suas atividades, foi criado o Selo Solar.

 

Mas, afinal, o que é o Selo Solar?

Notícias sobre o aumento do emprego de energia solar são cada vez mais divulgadas, mas pouca gente consegue realmente perceber no dia a dia este fenômeno. Isso se deve ao fato de que, quando acendemos a luz, não sabemos de onde vem a energia gerada para acendê-la. Significativamente dependendo da fonte – hidrelétrica, termelétrica, solar ou eólica, por exemplo. Seja qual for a origem da energia gerada, não haverá qualquer impacto em nossas atividades cotidianas, continuaremos ligando nossos aparelhos eletrônicos, produzindo e comprando bens de consumo.

A diferença que uma fonte limpa traz para as nossas vidas só será sentida a longo prazo, seja pela economia nas contas de luz, seja também pela preservação do meio ambiente. E por ser tão difícil quantificarmos o bem que este investimento nos traz, raramente nos perguntamos de onde vêm a energia que utilizamos e empregamos para produzir o que compramos.

Assim, a certificação “Selo Solar” foi criada para informar às pessoas sobre a origem da energia consumida por um determinado estabelecimento. Ela reconhece residências e instituições públicas ou privadas que utilizam eletricidade proveniente de fonte fotovoltaica, demonstrando que o empreendimento aposta em uma fonte renovável, limpa e de baixo impacto ambiental, além de incentivar que outras pessoas adotem a causa.

A iniciativa é do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com apoio de parceiros como o Banco Alemão de Desenvolvimento, Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e a WWF Brasil.

A obtenção do selo é gratuita, tem validade de cinco anos e acontece apenas no Brasil. Os consumidores que já possuem o selo, podem ser encontrados neste mapa.

 

Por que é importante saber a origem da energia?

A fonte geradora de energia pode variar, assim como os impactos que ela causa na natureza. Hidrelétricas, por exemplo, apesar de uma fonte renovável, provocam muitas alterações no meio, como o represamento de rios, extinção de espécies de fauna e flora e o deslocamento da população local, por exemplo.

Já as termelétricas apresentam taxas muito altas de emissão de gases de efeito estufa, um dos principais causadores das mudanças climáticas. Saiba aqui um pouco mais dos prós e contras de cada fonte.

 

Consumo consciente

Mesmo assim, muitas pessoas se perguntam: por que eu deveria me preocupar com a fonte que abastece a minha rede elétrica? Pois bem, toda atividade humana gera impacto e o consumidor possui  um poder de decisão e de engajamento cada vez maior: contribuir para a formação da opinião pública.

Além disso, por mais que o consumidor não gere impacto diretamente – afinal, não é ele que produz o que consome, adquirir produtos e serviços de origem não sustentáveis faz com que cada um de nós financie estas iniciativas. Por isso a importância de conhecermos os nossos fornecedores.

É importante levar em consideração que um meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito fundamental. E para que este direito seja cumprido, todos temos o dever de também preservar. Uma maneira de fazer isso é adotando medidas mais sustentáveis para as nossas atividades, o que engloba dar preferência a fornecedores que também as adotam.

 

Quais as vantagens do Selo Solar?

Empresas que geram e/ou consomem energia fotovoltaica não contribuem apenas para a redução de emissões de gases de efeito estufa e a diminuição de impactos ambientais, mas representam instituições modernas alinhadas aos desafios do amanhã. Isso porque, os avanços tecnológicos permitem que simples mudanças transformem práticas, gerando um negócio mais competitivo e preparado para o futuro.

Além disso, a possibilidade de gerar energia de forma distribuída contribui para a eficiência na transmissão, uma vez que, boa parte da eletricidade produzida pelas grandes usinas é perdida neste processo.

Muitas informações defasadas ainda circulam sobre a produção de energia proveniente do sol e, por isso, poucas empresas reconhecem esta possibilidade como um fator positivo para o seu negócio. Conheça alguns mitos sobre a energia fotovoltaica.

Apostar em soluções sustentáveis pode representar uma forma de fazer seu negócio crescer e, ao mesmo tempo, ser um catalisador da mudança. Confira a palestra da especialista em investimentos, Audrey Choi, para o TED.

 

Como obter o Selo Solar?

O Selo Solar é concedido a proprietários de prédios e instituições públicas ou privadas que consomem eletricidade por meio de sistemas fotovoltaicos, seja ela gerada por eles mesmos ou através de contratação de energia no mercado livre. As regras para obtenção podem ser encontradas aqui.

As consequências dos avanços da sociedade moderna no meio ambiente poderão afetar os ciclos naturais da fauna e flora e, principalmente, a própria vida humana na Terra. Estar consciente dos desafios futuros e agir a fim de estabelecer práticas mais sustentáveis é a única solução para conter essas consequências. Para isso, é necessário compreender o papel e a responsabilidade de cada um e de cada empresa.

Com os avanços tecnológicos já é possível apostar em práticas sustentáveis e, ao mesmo tempo, ser um negócio competitivo. Uma maneira é apostando em uma fonte de energia de alta produtividade no Brasil e de baixos impactos tanto ambientais quanto sociais, como é o caso da energia solar fotovoltaica.

Quer saber como desenvolver seu negócio através de ações sustentáveis e estar apto para obter um Selo Solar? Assine a nossa newsletter!

CompartilheShare on FacebookGoogle+Tweet about this on TwitterPin on Pinterest