Blog da ENGIE Solar

23.11.2016

7 tecnologias de casas smart inacreditáveis

Já pensou em ajustar a temperatura de casa antes mesmo de chegar do trabalho ou encontrar o jantar quase pronto depois de um longo dia?
Recursos como este já são realidade em alguns locais! Conectando aparelhos dentro de casa por meio de redes Wi-fi e bluetooth, por exemplo, as casas smart, ou E-houses, já não são mais um sonho: elas representam a base de uma revolução que já está ocorrendo!

O estudo da Allied Market Research sobre as tendências em casas e prédios smarts prevê que o mercado global nesse setor deve crescer em 29,5%. Cada vez mais as empresas têm investido em desenvolvimento de tecnologias de ponta para oferecer produtos smart.

 

O que é uma casa smart?

O termo casa smart se refere às casas que possuem diversos dispositivos eletrônicos conectados visando a gestão eficiente do tempo, financeira e energética. Pode parecer um conceito totalmente novo, mas na verdade, já vem sendo colocado em prática há algum tempo de forma mais simples, como por exemplo, em portões que se abrem por controle remoto.

A diferença é que atualmente os sistemas são automatizados e cada vez mais conectados – é a internet das coisas! 

O celular também é um exemplo de dispositivo smart bastante popular. Mas, como várias formas de automação podem atualmente otimizar nosso tempo e dinheiro, a Coldwell Banker, uma rede imobiliária americana, criou uma forma de diferenciar casas smart de casas que apenas possuem alguns aparelhos e dispositivos conectados.

Os requisitos básicos são: ao menos um dispositivo que permita o controle de equipamentos da casa à distância e pelo menos dois itens smart entre eletrodomésticos, entretenimento, temperatura, iluminação, ar livre e segurança.

 

O que as pessoas mais buscam em uma casa smart?

O estudo 2015 State of the Smart Home Report da Icontrol Networks demonstra que em 2015, 90% das pessoas veem a segurança como motivo de aquisição de uma casa smart. Além disso, o estudo também aponta que, entre os produtos inteligentes que os consumidores deverão investir no futuro, destacam-se câmeras de segurança, termostatos, iluminações e trancamentos de porta.

Outra motivação é a capacidade das E-homes serem energeticamente eficientes – quase metade dos pesquisados se mostraram interessados na possibilidade de evitar o gasto de energia por meio de tecnologias smart-home.

Conheça agora 7 tecnologias incríveis de casas smart.

 

1. Geladeira smart

A tecnologia é uma grande aposta da sul-coreana LG, que já apresentou seu produto este ano em Berlim. Para tornar suas aplicações possíveis, ela ganhou um tela touchscreen que roda em um sistema Windows 10.

Entre as aplicações, a geladeira permite que você marque quais os alimentos são de quem e avisa sobre os prazos de validade dos produtos, além de receber comandos por voz.

Outra aplicação interessante é um gadget que te dá receitas baseado nos alimentos dentro da geladeira. 

 

2. Panela Inteligente

Já existe no mercado uma panela de cerâmica que cozinha lentamente – processo conhecido como slow-cook – possibilitando que a comida possa ser preparada antes mesmo de você chegar em casa. A Crock-pot é uma panela elétrica smart controlada à distância por meio de um sistema Wi-Fi integrado.

 

3. Termostato

Este termostato é capaz de controlar a temperatura do ar por meio de um sensor wireless. Ele ainda pode ser integrado à aplicativos Android e iOS que permitem ao usuário definir a temperatura pela internet, antes mesmo de chegar em casa.

E as previsões vão mais além: os termostatos inteligentes deverão compreender o comportamento do usuário e automaticamente perceber quando não há mais ninguém em casa para desligar o sistema de controle de temperatura e evitar o gasto de energia.

 

4. Trancar e Destrancar portas

Como o quesito mais importante para os consumidores interessados em casas smarts é a segurança, diversas empresas estão apostando em aplicações para esta finalidade. É o caso das trancas de porta high-tech.

Conectadas por Bluetooth, as trancas podem ser abertas ou fechadas por aplicativos Android ou iOS remotamente ou até liberando a entrada de alguma visita ou conhecido. Alguns produtos também têm a opção de fazer o trancamento por meio de senhas, inclusive conferindo senhas temporárias caso necessário.

 

5. Controle do sono

Monitorar os batimentos cardíacos, a respiração e os movimentos também se tornou uma tendência para algumas tecnologias. No caso da SleepNumber, a cama smart não só faz este controle e envia as informações para o smartphone ou tablet, mas também gera sugestões de horário para dormir, por exemplo.

Outro produto que também promete tomar conta do seu sono é a colcha smart, que além de cuidar dos sinais vitais, também leva em consideração a iluminação do ambiente e a umidade do ar.

 

6. Controle de voz

Já pensou em controlar todas essas interações apenas pela voz? O Amazon Echo promete trazer esta solução. Via Bluetooth, ele é capaz de controlar diversos gadgets de uma casa smart pela ativação de voz, dar condições do tempo, responder perguntas, tocar música e muito mais. 

 

7. Sistema central de controle

Controle central em casas smart

Com tantos produtos se conectando em uma casa smart, é importante que haja no mercado um dispositivo capaz de conectá-los ao seu smartphone. Diversas empresas já vêm desenvolvendo seus sistemas.

O destaque fica para Nokia, que apresentou uma plataforma que suporta 80 mil dispositivos diferentes, além de oferecer aplicativos em iOS e Android para o controle destes dispositivos conectados, e uma plataforma de administração de todas as conexões da casa.

A internet das coisas parece que chegou para ficar e já não é uma tendência para futuro, é o próprio futuro. Muitos dos produtos apresentados aqui para casas smart já existem e já estão no mercado para facilitar a seu dia a dia e melhorar a qualidade de vida da população e do ambiente em que vivemos.

Quer conhecer mais sobre tecnologias e produtos eficientes que prometem ser sucesso no futuro? Assine a nossa newsletter e receba informações sobre novidades em energia e muito mais!

 

CompartilheShare on FacebookGoogle+Tweet about this on TwitterPin on Pinterest